
Mostra Poesia Expandida 2023
A Mostra Poesia Expandida 2023 reúne trabalhos poéticos audiovisuais experimentais de 26 poetas que participaram da quinta edição do curso Poesia Expandida, realizado pelo Centro de Pesquisa e Referência da Casa das Rosas, de São Paulo.
Os poetas participantes são: Alessandra Caneppele, Ana Contier, Becca Luz, Carlos Nigro, Celso Borges, Daniel Minchoni, Emerson M, Enrique Aue, Érica Dias Gomes, Guadalupe Fernandez Presas, Giovanna Soalheiro, Heloísa de Melo, Hortência Siebra, Ju Semeghini, Juliet Rodrigues, Lilian Lovisi, Luana Alt, Luciana Andradito, Marcelo Heidenreich, Marina Soares, Renato Negrão, Rodrigo Petrucelli de Oliveira, Rogerio Marcondes, Rosilene Souza, Sanchez, Wladimir Cazé.
No conjunto de trabalhos, há poemas em versos, poemas visuais, poemas-objeto e poemas animados nos quais palavra, imagem, voz e ruído interagem. Organização: Carlos Nigro, Emerson M, Marcelo Heidenreich. Edição: Carlos Nigro.
Exposição Fotográfica Às Margens
Sesc Cultura On - Sesc Tocantins
A Mostra fotográfica “Às Margens”, produzida pela fotógrafa e artista visual Luciana Andradito, é um registro social, ambiental e cultural do rio Araguaia, na microrregião do Bico do Papagaio, extremo norte do estado do Tocantins, fronteira com os estados Maranhão e Pará.
Suas fotografias retratam detalhes da paisagem e da vida dos ribeirinhos, nesse cenário que é conhecido pela beleza do encontro transicional dos biomas do cerrado com a floresta amazônica. Paisagens poéticas, aspectos da cultura ribeirinha e os elementos das cidades se fundem com o rio.
A exposição foi um registro histórico e poético do rio Araguaia na região de Araguatins. Mostra contemplada no edital Sesc Cultura On, do Sesc Tocantins, em 2020.
SIÁ - Salão Independente dos Artistas do Tocantins
O SIÁ - Salão Independente dos Artistas do Tocantins é uma iniciativa do CAITO - Coletivo de Artistas Independentes do Tocantins. Uma exposição virtual livre, não competitiva, na qual todos
os inscritos fazem parte da mostra.
Representa um panorama da produção contemporânea em artes visuais no Tocantins. Reuniu obras de 42 artistas, de diversas cidades tocantinenses que apresentaram trabalhos em pintura, gravura, escultura, viodeoarte, fotografia, desenho digital, infogravura, xilogravura, aquarela, desenho, colagem digital, fotoperformance, serigrafia, ilustração digital, bordado, grafite.
Luciana Andradito participa com a obra "Pandêmica".
Com abertura no dia 19 de março de 2021, no canal do SIÁ no Youtube, a exposição contou com
42 obras expostas online na Casa Visual Galeria.
Norte por Norte
Mostra Céu Aberto Online
Em sua quarta edição, a mostra visual de lambe-lambes realizada nas fachadas das ruas de Porto Velho, será ampliada com a participação de fotógrafos de oito estados da Amazônia Legal.
Exibidas imagens em composição de Rondônia, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Tocantins; em oito pontos diferentes da cidade, tendo como princípio o acesso das populações periféricas às mais de cem imagens registradas por fotógrafas e fotógrafos naturais ou
residentes das oito regiões em questão.
Dia 17 de dezembro de 2020 aconteceu o lançamento da exposição.
Convergência: Mostra de Performance Arte do SESC
Luciana Andradito participou da Convergência: Mostra de Performance Arte do SESC 2017 com a performance "Poética do Indizível", realizada a partir de uma seleção dos poemas do livro "O Amor Natural", de Carlos Drummond de Andrade, que declamados pela performer, tiveram seus sentidos ampliados.
Uma rosa acaricia a boca molhada cheia de palavras ordinárias. Fluídos corporais jorram em reticências que deslizam sentenças exclamatoriamente prazerosas. A performance reflete sobre o lugar marginal que ocupam na sociedade as palavras “chulas”, “desprezíveis” e “repulsivas”, que compõem as vísceras do cotidiano, e que, numa obra de arte, essas formas podem ser, numa configuração específica, elevadas ao sublime.
Transmudação
A Exposição coletiva “Transmudação”, reuniu obras de 12 artistas do Tocantins. Transmudação aborda três eixos temáticos que permeiam as obras dos 15 (quinze) artistas confluentes: Corpo e Transcendência, Tempo e memória e Fluxo e Palavra.
Artistas participantes: Angelica Lima, Antônio Neto, Biannca Alencar, Brian de Castro, Cacuda, Gabriela Fernandes, Geuvar, Luciana Andradito, Pablo Marquinho, Santos, Solange Alves e Tiago Beraldi. Texto curatorial: Luciana Andradito, Brian de Castro e Solange Alves.
Mediação Luciana Andradito. Educativo: Biannca Alencar, Gabriela Fernandes e Pablo Marquinhos (Material Educativo). Luciana Andradito (Mediação).
Uma realização do Sesc por meio da Coordenação de Cultura e da Promotoria de ArtesVisuais, é resultado do Projeto Sesc Confluências: arte em intercâmbios. Aberta do dia 11 de maio até o dia 29 de junho de 2018, na Galeria de Artes do Sesc em Palmas-TO.
1° Mostra Curso de Formação em Arte Contemporânea
Andrey Tamarozzi e Luciana Andradito em "Imponderabilia - o sol" propõem uma reflexão sobre o corpo, suas relações, desejos, rituais, através de uma performance apresentada ao público na noite da abertura e depois numa seqüência de fotos registros desta ação. O círculo de luz que envolve o casal e a música, nos remete a rituais ancestrais. Neste sentido, a arte tem uma função de re-ligar o homem com algo muito maior e misterioso.
As obras apresentadas nesta exposição foram realizadas durante o período de abril a junho de 2011, durante o curso o Formação em Arte Contemporânea EDP nas Artes com os professores Sandra Cinto e Albano Afonso. Abertura dia 02 de Julho de 2011, encerramento dia 20 de julho de 2011, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho em Palmas-TO.











.png)



![Poética do Indizível - Luciana Andradito [sinopse]](https://static.wixstatic.com/media/0091ac_6e8f1566c77d4c3eb10e958dcae24283~mv2.jpg/v1/fit/w_494,h_452,q_90,enc_avif,quality_auto/0091ac_6e8f1566c77d4c3eb10e958dcae24283~mv2.jpg)

